![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_2000,h_510/https://marcegran.com.br/wp-content/uploads/2021/12/CUSTO-BENEFICIO-e1638826753386.jpg)
Mármore, granito ou quartzo:
qual o melhor custo-benefício
para as bancadas do banheiro e da cozinha?
É preciso considerar as características do local para escolher o melhor tipo de pedra
Na hora de reformar ou construir, uma dúvida comum é sobre o tipo de pedra mais indicado para as bancadas da cozinha ou do banheiro. O preço é um fator importante para a escolha, mas também é preciso considerar as características do local para escolher entre o granito, o mármore ou o quartzo.
— O quartzo é uma pedra sintética, um pouco mais dura que o granito. Tem por caraterística pouquíssimas variações de veios e manchas, além de ser fabricado com grande variedade de cores uniformes. Tem alta resistência a manchas, arranhões e temperaturas, mas todas essas vantagens o tornam mais caro.
Enquanto o quartzo exige menos esforços de manutenção, o mármore, por sua vez, não é indicado para cozinhas, por ter baixa resistência a altas temperaturas e ser mais poroso. Ambas são pedras mais caras, em função de terem cores uniformes, o que tende a ser visto como uma vantagem estética.
— O granito tem o melhor custo benefício. Por ter uma composição rígida, é o menos poroso e também resistente a manchas. Mas tem como característica grandes variedades em suas manchas e veios
Para quem prefere cores mais uniformes, algumas opções de granito são o preto ou o branco Siena ou Itaúnas. Já o quartzo pode ser encomendado em diversas cores, como cinza, amarelo, vermelho, azul, entre outras.